PAEC – Grupo de Pesquisa em Práticas Artísticas, Espacialidade e Ciências da Vida

Link para o diretório de grupos de pesquisa CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2616117668112972

Grupo de Pesquisa em Práticas Artísticas, Espacialidade e Ciências da Vida (PAEC) tem como objetivo analisar criticamente o papel das tecnologias digitais nas relações entre arte, sociedade e ciências naturais, compreendendo e aplicando os processos de inovação de modo síncrono-diacrônico no desenvolvimento de experimentos que tocam e expandem as fronteiras entre estas áreas a partir de produtos científicos, artísticos e reflexões teóricas no âmbito nacional e internacional.

O grupo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil, Finlândia e Espanha que vêm atuando nas relações e tensões entre arte, ciência e tecnologia. Desde 2009 alguns dos pesquisadores do grupo apresentam o seminário Plagas, Monstruos y Quimeras: arte, tecnologia y biologia pela Universitat Oberta da Catalunya, um projeto pioneiro de formação teórica na área, além de participarem como curadores de projetos expositivos e de residências artísticas sobre arte e ecologia em diversos países.

Linhas de pesquisa:

Análise relacional dos discursos em artes e ciências da vida

A linha de pesquisa reúne estudos que visam compreender criticamente a influência do discurso e das práticas científicas no âmbito artístico e, ao mesmo tempo, identificar as subjetividades e contribuições das ciências humanas (e consequentemente das artes) ao discurso científico, questionando os conceitos tradicionais de objetividade e distanciamento do pesquisador.

Arte, natureza e paisagem

Toda atividade humana tem um reflexo na paisagem, que é composta de elementos bióticos, abióticos e antrópicos que se articulam mutuamente. Isso nos obriga a entender a arte em relação com áreas como a ecologia, a arquitetura e a geografia. Seja nas experimentações artísticas da Land Art até projetos de arte e tecnologia com dispositivos móveis, o espaço é um elemento importante da ritualização estética que a linha de pesquisa propõe analisar e desenvolver em projetos teóricos e práticos.

Experimentos em arte e biotecnologia

Em momentos em que o prefixo “bio” torna-se lugar comum e esvazia seu significado, é necessário repensar o conceito de vida. As práticas artísticas oferecem um grande potencial crítico para questionar e expor incongruências de discursos tomados como verdades absolutas. Esta linha visa desenvolver um laboratório multidisciplinar dedicado à experimentação e pesquisa entre arte e biotecnologia.